Trail Running Brasil

Carta Aberta - Seletiva Mundial Trail 2017

Por Sidney Togumi
14/04/2017 - 08:08 - geral

Publico essa carta para esclarecer aos interessados em provas de Trail Running todo o procedimento e critério que serão aplicados para a composição da equipe Brasil para o mundial de Trail 2017 a ser realizado entre os dias 07 e 11 de junho na Itália na cidade de Badia Prataglia.

Após o meu retorno do mundial Trail 2016 estive em contato com a CBAt - Confederação Brasileira de Atletismo - com o intuito de apresentar um relatório sobre a participação da equipe Brasil, além de discutir diversos assuntos sobre o Trail Running, inclusive a possiblidade de elaborar um critério para a composição da equipe para a edição 2017. A elaboração foi iniciada e faltaram apenas alguns ajustes para que pudesse ser colocado em prática.

Os critérios foram organizados para servirem de base de condução de normativas, incialmente para tender uma necessida próxima e também para convocações futuras.

A CBAt em razão de uma limitação financeira esta impossibilitada de apoiar a participação da equipe Brasil no mundial Trail 2017.

Essa informação foi confirmada para a minha pessoa no dia 03 de abril de 2017.

Em razão do curto espaço de tempo para organizar a ida da equipe para o mundial Trail 2017 e mediante a situação em relação a CBAt, adotarei esse critério (pré elaborado) para formar a equipe Brasil, pois acredito que essa é a forma mais justa a se feito.

Os atletas convocado serão responsáveis por arcar com todas as despesas envolvidas em sua participação no mundial Trail 2017, exceto a inscrição.

Portanto o critério descrito adiante foi adequado para atender o mundial Trail 2017.

CRITÉRIOS DE COMPOSIÇAO DA EQUIPE BRASIL PARA O CAMPEONATO MUNDIAL DE TRILHA EM 2017 – Badia Prataglia – ITA – 10 de Junho de 2017

Elegibilidade para atletas

  • Serão convocados 6 atletas masculinos e 6 femininos, sendo o número mínimo para classificação por equipe.
  • Serão convocados os dois primeiros colocados masculinos e femininos:
    • Indomit São Bento Sapucaí na distância de 50km
    • KTR Campos do Jordão na distancia de 40km
  • Serão convocados dois (2) atletas masculinos e duas (2) atletas femininas através de avaliação técnica e ranking da ITRA
  • Todos os atletas convocados deverão constar no ranking geral da ITRA - International Trail Running Association respeitando a seguinte pontuação:
    • Homens: igual ou superior a 650 pontos
    • Mulheres: igual ou superior a 550 pontos
  • Todos os atletas convocados para a equipe Brasi, não poderão participar de competições acima de 15km no período de 01 de maio de 2017 até o dia 09 de junho de 2017
  • Caso algum atleta convocado através dos critérios descritos acima estar impossibilitado, independente da razão, de participar do mundial Trail 2017 a sua vaga passará para um terceiro colocado da mesma prova mediante aprovação de uma comissão técnica.
  • Os atletas selecionados deverão apresentar exames médicos no dia da convocação para comprovar a capacidade de bom estado de saúde e ausência de lesões que possam prejudicar a participação e/ou o desempenho na competição.

Elegibilidade para treinadores

  • Serão convocados dois técnicos (deverão possuir CREF) para a composição da comissão técnica. Essa convocação será feita da seguinte forma:
    • Treinador(a) do atleta masculino convocado melhor posicionado no ranking da ITRA
    • Treinador(a) da atleta feminina convocada melhor posicionada no ranking da ITRA

A composição final da equipe Brasil para o Mundial 2017 será da seguinte forma:

06 atletas femininas (*)
06 atletas masculinos(*)
02 técnicos
01 chefe de delegação

(*) Esse numero pode ser menor em razão de atletas elegíveis não cumprirem qualquer um dos itens descritos no critério descrito acima.

Orientações Antidopagem

Os atletas convocados deverão possuir um perfil no site da ITRA, onde se encontra toda a informação e procedimentos sobre o controle de antidopagem

Recomenda-se aos elegíveis, orientar-se pelas normativas da WADA - World Anti - Doping Agency (https://www.wada-ama.org)  e ABCD - Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (http://www.abcd.gov.br)

Programação

06/06 - Embarque para Itália
10/06 - Largada do Mundial Trail 2017
11/06 ou 12/06 - Retorno para o Brasil

Desejo ter esclarecido e a compreensão de todos perante as decisões procedidas nos últimos dias que tem como objetivo fazer o melhor para o Trail Running nacional.

Grato pela atenção
Sidney Togumi

Mais informações sobre o evento: trailsacredforests.com
publicidade
publicidade
Redes Sociais
Sites Parceiros
Digital Pictures
Fotografia
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente