Trail Running Brasil

O trabalho da ITRA em conjunto com a IAU e os países sedes dos Mundiais de Trail Running 2017 e 2018

Por Redação
26/10/2016 - 09:31 - geral

O próximo Campeonato do Mundo de Trail Running (Trail World Championship - TWC) acontecerá em Gerês, Portugal, no dia 29 de outubro de 2016 e será organizada com a chancela de duas associações internacionais: IAU (International Association of Ultrarunners) e a ITRA (International Trail Running Association).

Durante o Mundial realizado em Annecy em 2015, a IAU tomou a decisão de organizar o TWC a cada ano e em novembro do ano passado o Comitê Diretor da ITRA decidiu apoiar a IAU na organização da prova em Portugal em 2016 e iniciar um debate com todos os envolvidos na disciplina para encontrar as melhores formas de organização dos futuros Mundiais.

De fato, restam ainda muitas dúvidas em relação da frequência dos eventos e coordenação com o calendário internacional, o formato de prova, a seleção dos atletas. Para isso, a ITRA enviou um questionário a toda a comunidade (organizadores, corredores de elite, membros de associações e federações, marcas especializada e midia) e obteve aproximadamente 900 respostas que foram utilizadas para definir um conjunto em comum de objetivos, mas também encontrou muita idéias contrárias.

O anúncio pela IAU em janeiro de 2016 dos pedidos apresentados para sediar os próximos mundiais na Itália (Badia Prataglia) em 2017 e Espanha (Penyagolosa) em 2018 veio antes desses resultados serem conhecidos.

A proposta da ITRA
Uma vez analisados os resultados, o comitê diretor da ITRA votou uma série de propostas para definir sua posição oficial:

  • ITRA quer encontrar soluções para um formato de corrida mais aberto para os valores do trail, incluindo uma largada em massa com a presença da elite e os outros corredores juntos. Este é um ponto importante para a comunidade que está em discussão no âmbito do Comitê Misto.
  • ITRA quer a organização de campeonatos mundiais a cada dois anos com duas distâncias de cerca de 50 Km e 80 Km.

As decisões tomadas em consulta com a IAU
Uma reunião de coordenação entre a IAU e ITRA aconteceu em Lisboa no dia 11 de março e foram tomadas as seguintes decisões:

  • Um processo claro e transparente foi definido e que deve ser implementado a partir da fase de candidatura. Tem como objetivo estabelecer um período de dois anos entre o anúncio de uma nova edição do TWC e a data relevante. A edição de 2019 (se aplicável) será oficializada com dois anos de antecedência, no outono de 2017 e o pedido de candidaturas começará no Outono de 2016;
  • A criação de uma comissão conjunta de quatro pessoas: dois da IAU e dois ITRA que será responsável por acompanhar o processo de implementação e oferecer uma escolha para cada edição do TWC. Estas decisões serão agora aprovada pelas duas comissões diretivas da IAU e ITRA;
  • Continuar as discussões com as federações, organizadores, atletas de elite e também as marcas para encontrar as melhores soluções possíveis para um formato de corrida mais aberta e estudar a possibilidade de aumentar o impacto na mídia e interesse de atletas no TWC a cada dois anos, com duas distâncias em diferentes continentes;
  • Introdução em 2017 na Itália de uma nova distância de cerca de 50 Km. Haverá portanto dois títulos separados de Campeão do Mundo de 50 km e 80 km alternadamente a cada dois anos;
  • A divisão de papéis entre a IAU e ITRA foi definido e será efetiva a partir do próximo Mundial em 2016, em Portugal. A IAU será responsável por todas as questões administrativas e financeiras, alojamento e transporte. ITRA será responsável pela organização técnica e comunicação.

"Acredito firmemente que o nosso encontro em Lisboa foi um trampolim para o desenvolvimento sustentável do nosso esporte. Estou certo de que a IAU, com seu forte conhecimento do mundo das federações, e a ITRA, com a sua proximidade com a comunidade trail, podem alcançar grandes objetivos juntas. Os próximos Mundiais serão exemplos perfeitos", disse José Carlos Santos, Vice-Presidente de ITRA e responsável pelas relações internacionais.

Dirk Strumane, presidente da IAU, acrescenta: "O próximo Campeonato do Mundo em Gerês será o primeiro co-organizado pela IAU e ITRA. Como uma associação internacional, nós acreditamos fortemente nessa colaboração. Ambos estão envolvidos com o trail running. Embora aconteça de temos pontos de vista divergentes, há uma vontade comum e sincera de unir forças para o bem do nosso esporte e para apoiar o desenvolvimento destes Campeonatos Mundiais. E também estamos conscientes de que é necessário incluir a IAAF nestas discussões, afim de chegar a uma política desportiva mais ampla".

Esta colaboração com a IAU permite que a ITRA, em paralelo com o Campeonato do Mundo, continuar seu trabalho em várias frentes. Os recentes acontecimentos na Patagônia mostra que a segurança continua a ser a prioridade. A ITRA também concentra esforços na política de saúde para todos os corredores, o programa QUARTZ para os atletas de elite, percursos de qualidade e maior representação direta dos corredores na ITRA.

Mais informações sobre o evento: carlossanatureevents.com
publicidade
publicidade
Redes Sociais
Sites Parceiros
Digital Pictures
Fotografia
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente